SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue8Molecular demonstration of intermittent shedding of Leptospira in cattle and sheep and its implications on controlResidues of veterinary drugs in milk in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

MAGALHAES, Layane Queiroz et al. Efeito do uso de protocolos metafiláticos segundo o risco de doença respiratória bovina em confinamentos. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.8, e20161110.  Epub July 10, 2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20161110.

As doenças respiratórias dos bovinos (DRB) afetam negativamente as taxas de produção por comprometer a saúde e o bem-estar animal. A hipótese deste estudo foi que o uso de protocolos metafiláticos com base no risco de desenvolvimento de DRB reduziria a morbidade e as lesões pulmonares ao abate. Para tanto, objetivou-se avaliar o efeito de dois protocolos metafiláticos sobre a morbidade de bovinos confinados com histórico sanitário conhecido, ocorrência de lesões pulmonares no abate e possível participação de Mannheimia haemolytica, Histophilus somni, Alphaherpesvírus bovino 1 (BoHV-1) e Vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) na DRB. Foram avaliados 3.094 bovinos adultos, machos, agrupados de acordo com o risco de desenvolvimento de DRB: a) grupo sem metafilaxia (n=2.104), animais de baixo risco; b) grupo metafilaxia com oxitetraciclina (n=789), animais de risco moderado; c) grupo metafilaxia com tildipirosina (n=201), animais de alto risco. Todos os animais foram previamente vacinados contra os principais agentes virais causadores das DRB (BoHV-1, BVDV, BRSV e PI3). A morbidade para DRB foi de 8,2% com menor frequência em animais com risco moderado e metafilaxia com oxitetraciclina (6,1%), seguido por animais com alto risco com metafilaxia com tildipirosina (6,5%) e animais com baixo risco sem metafilaxia (9,1%) (P=0,019). No frigorífico, foram encontrados 1,2% 1,2% de animais com lesões pulmonares. Houve diferença (P=0,036) na frequência de lesões pulmonares entre animais saudáveis (1,1%) e aqueles diagnosticados com DRB (2,8%). Foram identificados dois agentes associados à DRB pela técnica de PCR nos pulmões (n=37) dos bovinos: M. haemolytica (16,2%) e H. somni (5,4%). Adicionalmente, infecções concomitantes envolvendo estes potenciais patógenos foram identificadas nos pulmões de dois animais. Concluiu-se que o uso de protocolos metafiláticos, com base no risco de desenvolvimento de DRB, reduziu a morbidade e a ocorrência de lesões pulmonares nos bovinos acometidos que foram identificadas com maior frequência em animais com histórico de DRB.

Keywords : Histophilus somni; Mannheimia haemolytica; lesões pulmonares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )