SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2A sensibilidade das plantas de girassol (Helianthus annuus L.) à radiação UV-B é alterada pelo suprimento de nitrogênioEspecificações para o projeto de um mecanismo aplicador de calor para o combate de plantas espontâneas dirigido à agricultura familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

NUNES, Andrei Caíque Pires et al. Aplicação da hipergravidade em sementes de Eucalyptus e Corymbia. Cienc. Rural [online]. 2018, vol.48, n.2, e20170233.  Epub 22-Fev-2018. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20170233.

O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento de espécies de Eucalyptus e Corymbia em diferentes intensidades de hipergravidade simulada em relação ao controle. Uma centrífuga foi usada para simular a hipergravidade. Este equipamento foi desenvolvido e construído no Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Sementes de cinco espécies de Eucalyptus e uma de Corymbia (E. grandis, E. globulus, E. benthamii, E. saligna, E. dunnii, e C. maculata) foram colocadas em papeis de germinação e em recipientes plásticos, em que foram rotacionadas a velocidades simuladas de 5 Gz e 7 Gz, por diferentes períodos de tempo. A tecnologia da hipergravidade proporcionou aumento significativo na taxa de crescimento das plântulas (diâmetro, altura e sobrevivência aos 120 dias) no viveiro. Para Eucalyptus globulus, os efeitos da hipergravidade foram significativos na intensidade de 7 Gz em qualquer período de tempo (do primeiro até o nono dia). Os efeitos da hipergravidade foram significativos para as espécies E. benthamii e E. grandis na intensidade 7 Gz e 8 horas de exposição. Dessa maneira, a hipergravidade simulada apresenta potencial de uso em testes com plântulas de eucaliptos em estágios iniciais de desenvolvimento.

Palavras-chave : incremento de crescimento; melhoramento do Eucalyptus e Corymbia; gravidade simulada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )