SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Aplicação da hipergravidade em sementes de Eucalyptus e CorymbiaDivergência nutricional de clones de Brachiaria ruziziensis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SPAGNOLO, Roger Toscan et al. Especificações para o projeto de um mecanismo aplicador de calor para o combate de plantas espontâneas dirigido à agricultura familiar. Cienc. Rural [online]. 2018, vol.48, n.2, e20170243.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20170243.

Uma das dificuldades dos agricultores familiares que produzem alimentos orgânicos é o manejo de plantas espontâneas sem a aplicação de produtos químicos. Sendo assim, objetivou-se estabelecer as especificações de projeto no desenvolvimento de um mecanismo aplicador de calor para o combate de plantas espontâneas, dirigido à agricultura familiar orgânica. A metodologia de projeto utilizada permite dividi-lo em fases, que são compostas por diferentes tarefas. O presente trabalho contempla a fase de projeto informacional, na qual são identificadas as necessidades dos clientes de acordo com o ciclo de vida do produto no sentido de estabelecer as especificações de projeto. Foram identificadas 40 declarações de necessidades de clientes, as quais foram transformadas em 24 requisitos de clientes, originando 26 requisitos de projeto hierarquizados, distribuídos ao longo de todo o ciclo de vida do produto, resultando nas especificações de projeto do produto. Os nove requisitos apontados como mais importantes foram: velocidade de trabalho; temperatura aplicada ao alvo; variação da altura de aplicação; eliminação das plantas espontâneas; custo de produção; custo de operação; consumo de energia; danificação da cultura implantada e peso.

Palavras-chave : projeto informacional; desenvolvimento de produto; cultivo orgânico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )