SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Detection of Toxoplasma gondii infection in feral wild boars (Sus scrofa) through indirect hemagglutination and PCRLeukoencephalomalacia in horses associated with immature corn consumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

BONEL, Josiane et al. Leiomiossarcoma em calopsita. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.3, e20180858.  Epub Mar 14, 2019. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20180858.

As calopsitas (Nymphicus hollandicus) são aves exóticas originárias da Austrália. Devido a beleza e capacidade de aprendizado são uma das principais aves utilizadas como animal de companhia. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de leiomiossarcoma, na musculatura umeral da asa esquerda de uma calopsita. O animal deu entrada no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS-CETAS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por apresentar aumento de volume na região umeral da asa esquerda. Durante o procedimento cirúrgico o animal veio a óbito, sendo encaminhado ao Laboratório Regional de Diagnóstico, Faculdade de Veterinária (LRD-UFPel). Na avaliação histopatológica (Técnica de rotina Hematoxilina e Eosina) da massa tumoral foram observadas células neoplásicas fusiformes, arranjadas em feixes entrelaçados, em meio a fibras musculares degeneradas e normais. Na imunohistoquímica verificou-se imunomarcação positiva das células neoplásicas para vimentina e alfa actina, de músculo liso. Diante dos achados clínico-patológicos e imunohistoquímicos determinou-se o diagnóstico de leiomiossarcoma. O diagnóstico definitivo deste neoplasma requer analise imunohistoquímica.

Keywords : psitaciformes; sarcomas; alfa actina; aves; vimentina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )