SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número11Influência do gado na estrutura populacional de erva-mate (Ilex paraguariensis) em Floresta com AraucáriasMeio de cultura e metodologia de inoculação para o estudo da podridão mole de raízes causada por Phytopythium sp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SANTOS, Viviane Castro dos; MONTEIRO, Leonardo de Almeida; MACEDO, Deivielison Ximenes Siqueira  e  COSTA, Enio. Alteração na vibração de corpo inteiro em operadores pela utilização de equipamentos agrícolas de preparo do solo. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.11, e20190109.  Epub 21-Out-2019. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20190109.

A utilização de tratores agrícolas tem causado efeitos negativos na saúde do operador. Faz-se necessário que no projeto de uma máquina agrícola sejam levados em consideração fatores humanos, para aumentar a segurança e melhorar a qualidade de trabalho. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a transmissibilidade da vibração em equipamentos agrícolas de preparo periódico do solo devido a exposição a vibração de corpo inteiro incidente ao operador de trator agrícola durante a operação. O trator utilizado foi um trator 4x2 TDA acoplado a equipamentos de preparo periódico do solo. Foram utilizados cinco conjuntos (trator-arado de disco, trator-arado de aiveca, trator-grade off-set, trator-enxada rotativa, trator-escarificador) e um trator sem equipamento acoplado, em duas velocidades de deslocamento do trator (3,5 km.h-1 e 6,1 km.h-1). Foi desenvolvido um índice (IAVEA) para avaliar se ocorre amplificação ou atenuação das vibrações em cada eixo ortogonal. Os dados foram processados no software Noise Studio® 6.95. Para avaliação estatística foi utilizado o programa ASSISTAT versão 7.7 beta. Comprovada a normalidade, os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. O arado de disco foi o equipamento que apresentou maior intensificação das vibrações em todos os parâmetros avaliados. Todos os conjuntos avaliados apresentam valores estatisticamente iguais ou superiores em relação ao trator sem equipamento acoplado. O IAVEA% se mostrou um índice capaz de quantificar a amplificação ou atenuação proporcionada pelo uso de equipamentos agrícolas.

Palavras-chave : ergonomia; máquinas agrícolas; vibrações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )