SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Estudo Psicodinâmico dos Sintomas Refluxo e Cólica no Primeiro Ano de VidaIdosos que Cuidam de Idosos: Dupla Vulnerabilidade e Qualidade de Vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

BUENO, José Lino Oliveira; MOTTA, Márcia Regina  e  TUMAS, Vitor. Efeitos do Toque em Esculturas sobre a Apreciação Artística de Propriedades Colativas Emocionais/Perceptivas. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3021.  Epub 07-Ago-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3021.

A relação entre estímulo físico e percepção é fundamental para entender a apreciação estética. Este estudo teve como objetivo examinar como propriedades de esculturas influenciam suas apreciações artísticas. Treze participantes tocaram esculturas alteradas da série Bichos de Lygia Clark. Os participantes indicaram suas percepções para cada estímulo usando Escalas de Diferencial Semântico (tipo Likert - 7 pontos): Complexidade, Irregularidade, Quantidade de peças, Interesse e Agradabilidade. A duração da manipulação foi registrada. Os resultados mostraram que esculturas julgadas como tendo maior quantidade de peças foram julgadas como tendo alto nível de Complexidade e Irregularidade. Esculturas avaliadas como demonstrando um alto nível de Complexidade e Irregularidade foram consideradas mais interessantes, embora menos agradáveis. Os participantes tenderam a gastar mais tempo explorando as esculturas mais complexas. Os resultados indicam que a quantidade de conteúdo informacional, representado pela quantidade de peças presente na escultura, pode influenciar o modo como ela é percebida e afetar seu valor hedônico.

Palavras-chave : estética; arte; escultura; comportamento exploratório; percepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )