SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Efeitos do Toque em Esculturas sobre a Apreciação Artística de Propriedades Colativas Emocionais/PerceptivasConflito e Triangulação Coparental, Regulação Emocional e Problemas Externalizantes em Adolescentes: Relações diretas e indiretas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

FLESCH, Letícia Decimo; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; NERI, Anita Liberalesso  e  CACHIONI, Meire. Idosos que Cuidam de Idosos: Dupla Vulnerabilidade e Qualidade de Vida. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3003.  Epub 03-Fev-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3003.

Idosos que cuidam de outros idosos sofrem dupla vulnerabilidade, pois precisam lidar com demandas do cuidado e da própria saúde. O objetivo desse estudo foi identificar a associação entre dupla vulnerabilidade e qualidade de vida de idosos cuidadores. Os 148 participantes foram avaliados com relação às variáveis sociodemográficas, qualidade de vida, autoavaliação de saúde, sobrecarga percebida, medidas de saúde física do cuidador e de vulnerabilidade física e cognitiva do alvo de cuidados. A análise multivariada hierárquica mostrou que os cuidadores idosos com maior risco de pior qualidade de vida foram os com três ou mais doenças, com sobrecarga média ou alta e com pior avaliação de saúde comparada com o passado. É esperada uma maior debilidade na saúde ao longo do envelhecimento, portanto, talvez, para estudar cuidadores idosos, a percepção de mudanças na saúde seja uma medida mais pertinente do que apenas a avaliação da saúde imediata.

Palavras-chave : cuidadores; idosos; qualidade de vida; vulnerabilidade; gerontologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )