SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Idosos que Cuidam de Idosos: Dupla Vulnerabilidade e Qualidade de VidaDesenvolvimento Infantil, Depressão Materna e Fatores Associados: um Estudo Longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

MACHADO, Mariana Rodrigues  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Conflito e Triangulação Coparental, Regulação Emocional e Problemas Externalizantes em Adolescentes: Relações diretas e indiretas. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3004.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1982-4327.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3004.

Dificuldades no exercício da coparentalidade reverberam em problemas externalizantes em adolescentes. Entretanto, há escassez no entendimento sobre mecanismos que medeiam essa relação. A regulação emocional apresenta-se como possível ligação entre esses construtos. O objetivo deste estudo foi testar um modelo estrutural no qual a desregulação emocional é mediadora entre coparentalidade e problemas externalizantes em adolescentes. Trata-se de estudo com delineamento quantitativo, transversal, explicativo. Contou com uma amostra de 229 adolescentes entre 11 a 18 anos, residentes no interior do Rio Grande do Sul. Foi utilizada modelagem de equações estruturais para testar a validade empírica do modelo teórico proposto. Os resultados forneceram evidências para o avanço do estudo das relações familiares e mecanismos explicativos no desenvolvimento de problemas externalizantes. Alguns domínios de desregulação emocional são mediadores da associação entre dimensões negativas de coparentalidade e problemas externalizantes. As relações diretas e indiretas entre as variáveis do modelo são analisadas e discutidas.

Palavras-chave : distúrbios do comportamento; regulação emocional; relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )