SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Desenvolvimento Infantil, Depressão Materna e Fatores Associados: um Estudo LongitudinalHabilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

LIRA, Aline Nogueira de  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Perfis de Ajustamento Psicossocial de Gays e Lésbicas Envolvidos em Relacionamentos Conjugais: Uma Análise Baseada em Clusters. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3013.  Epub 03-Jun-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3013.

Minorias sexuais continuam a enfrentar ambientes estressantes decorrentes do sistema heterossexista e homofóbico, colocando em risco a sua saúde, bem como a sua competência relacional. Esse estudo objetivou caracterizar perfis de ajustamento psicossocial de gays e lésbicas, verificando as suas diferenças de acordo com os dados sociodemográficos e os fatores de proteção. Para tal, 176 participantes autodeclarados gays e lésbicas, residentes de Fortaleza, Aracaju e Uberaba e que viviam relações conjugais estáveis, responderam os seguintes instrumentos: Escalas de Homofobia Internalizada, Escala de Satisfação Conjugal e o Questionário de Saúde Geral. Através do método analítico de cluster quatro padrões adaptativos foram identificados: resiliente (n = 58); vulnerável (n = 41); competente (n = 43); e mal adaptado (n = 34). A identificação de perfis distintos evidenciou trajetórias de desenvolvimento singulares, apontando direções sobre como promover processos de resiliência entre as minorias sexuais que vivenciaram a percepção interna do estigma.

Palavras-chave : resiliência (psicologia); fatores de risco; homossexualidade; relações conjugais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )