SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Caracterização de Casos de Maus-Tratos Infantis Identificados em Serviços de SaúdePor quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

COSTA-LOBO, Cristina; MATAMA, Joana  e  NASCIMENTO, Daniela. Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3008.  Epub 08-Jul-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3008.

O ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico.

Palavras-chave : raciocínio; emoções; rendimento escolar; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )