SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes: Diferenças entre Surdos e Ouvintes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

ARRUDA, Daiane Araujo de  e  SOUZA, Debora Hollanda. Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3019.  Epub 15-Jul-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3019.

A mentira pró-social é uma declaração falsa contada com o objetivo de ajudar e não prejudicar alguém. Este estudo teve por objetivo investigar possíveis efeitos de idade e cultura sobre as respostas de 97 crianças brasileiras (7 a 11 anos) em uma tarefa de mentira pró-social, criada para um estudo prévio com crianças canadenses e chinesas. A tarefa consistiu na apresentação de quatro dilemas seguidos de perguntas sobre como as crianças agiriam: contariam a verdade ou mentiriam para proteger a si mesmas, um amigo ou o grupo? Não foi encontrado um efeito de idade sobre os escores de mentira, mas os escores de mentira para beneficiar um amigo foram significativamente maiores que os escores mentir-por-si e mentir-pelo-coletivo. Esse padrão de resultados sugere que, em contraste às crianças chinesas e canadenses, para as brasileiras, vale mais a pena contar uma mentira para proteger um amigo do que para proteger interesses próprios ou coletivos.

Palavras-chave : mentira; crianças em idade escolar; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )