SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Propriedades Psicométricas do Instrumento Youth Risk Behavior Survey (YRBS) entre Universitários do BrasilStatus Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

FERNANDES, Grazielli; YUNES, Maria Angela Mattar  e  FINKLER, Lirene. A Rede de Apoio de Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e Bullying. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3007.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3007.

Violência doméstica e bullying são problemas de saúde pública com sérias e duradouras consequências físicas e emocionais. Este estudo investigou a percepção sobre a rede de apoio social e afetiva, caracterizada pelos vínculos entre os contextos familiar e escolar, de adolescentes vitimizados por violência doméstica e envolvidos em bullying. Participaram 15 estudantes de uma escola do Sul do Brasil, que responderam ao Mapa dos Cinco Campos. Os participantes foram selecionados por meio do Questionário sobre bullying e de uma questão do Questionário Juventude Brasileira. Analisadas estrutura e percepção de pessoas significativas, os resultados indicaram maior número de contatos positivos nos campos parentes, família e escola. As figuras de apoio mais citadas foram familiares, amigos e professor. Adolescentes indicaram seus perpetradores de violência doméstica como contatos positivos. Compreender relações significativas que predispõem adolescentes ao envolvimento em bullying contribui para a implementação de intervenções adequadas à prevenção de diferentes expressões de violência.

Palavras-chave : desenvolvimento humano; violência na família; bullying; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )