SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na EscolaAnálise Discursiva das Atribuições de Causalidade e Responsabilidade pela Ocorrência da Leptospirose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. Emoções para Artistas: Integrando duas Técnicas de Análise Textual na Perspectiva Qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3009.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3009.

O objetivo deste estudo foi trazer evidências empíricas de que o uso de técnicas de análises de dados variadas pode contribuir para produzir conhecimento complementar sobre fenômenos complexos, como o das emoções. O artigo discute os resultados oriundos da utilização de duas técnicas de análise textual e sua articulação. Sua principal contribuição é metodológica, especificamente em análise qualitativa com suporte de softwares. Participaram do estudo 517 artistas que trabalhavam em diversos setores artísticos, como música e teatro. O ALCESTE e o ATLAS.ti foram usados nas análises. Os resultados sugerem convergências ou complementaridades entre essas duas técnicas. Enquanto o ATLAS.ti permite estabelecer um diálogo dos dados com a teoria, pela via da codificação aberta, para melhor alinhamento entre sistema teórico categorial e dados, o ALCESTE organiza a base dados em classes ou categorias, mediante cálculos de coocorrência de palavras, que necessitam de frame teórico para lhes dar sentido.

Palavras-chave : emoções; metodologia; análise de conteúdo; programas de computador; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )