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Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

FLEITH, Denise de Souza et al. Evidências de Validade de uma Escala sobre Expectativas Acadêmicas para Educação Superior. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3010.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3010.

Usando a modelagem por equações estruturais, este estudo investigou a dimensionalidade e invariância da Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes na Educação Superior - versão abreviada. A amostra consistiu de 6.913 estudantes de uma universidade pública brasileira. Os resultados apontaram um bom ajustamento da solução proposta de sete fatores: Qualidade da Formação Acadêmica, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Os resultados sugeriram que a escala é invariante considerando diferentes grupos: estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema universal e os que ingressaram por meio de programas sociais para minorias, estudantes do sexo masculino e do feminino, e estudantes trabalhadores em tempo parcial e total ou não trabalhadores. A escala pode subsidiar instituições de educação superior no desenvolvimento de políticas educacionais, programas e serviços acadêmicos.

Palavras-chave : expectativas; educação superior; estudantes; escalas.

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