SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Evidências de Validade de uma Escala sobre Expectativas Acadêmicas para Educação SuperiorMiniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao Item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

MACHADO, Bruna Mattos; GURGEL, Léia Gonçalves; BOECKEL, Mariana Gonçalves  e  REPPOLD, Caroline Tozzi. Evidências de Validade da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional - DERS. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3017.  Epub 08-Jul-2020. ISSN 1982-4327.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3017.

A regulação emocional é um construto recente com poucos instrumentos adaptados no Brasil capazes de mensurá-la. Este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade de conteúdo, consistência interna e fidedignidade da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) para o contexto brasileiro. Os participantes foram 402 adultos (78,1% mulheres), com idade entre 18 e 71 anos, sendo 86,8% residentes do Rio Grande do Sul. Para isso, revisou-se uma adaptação do referido instrumento com a finalidade de facilitar a compreensão dos itens. A fim de testar a estrutura mais adequada ao contexto brasileiro, realizou-se uma análise fatorial confirmatória, comparando-se a estrutura do instrumento original com outro validado para o contexto português. Os resultados apontaram que a DERS apresentou boas propriedades psicométricas, com evidências de validade e fidedignidade do instrumento para a amostra brasileira. A estrutura fatorial foi equivalente à da versão original, com seis dimensões.

Palavras-chave : regulação emocional; avaliação psicológica; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )