SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Miniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao ItemZulliger R-Otimizado na Avaliação de Características Depressivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; SILVEIRA, Fernanda; OLIVEIRA FILHO, Ananias Queiroga de  e  REIS, Ana Maria. Protocolo para Investigação do Processo Subjacente às Respostas em Avaliações da Personalidade. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3020.  Epub 11-Set-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3020.

A literatura é escassa quanto a estudos investigando o processo subjacente às respostas dadas em testes de autorrelato para avaliação da personalidade. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para investigação do processo de resposta de pessoas que responderam a um instrumento de autorrelato para avaliação da personalidade. Buscaram-se também evidências de validade de conteúdo desse protocolo. O protocolo aqui apresentado teve como foco o traço grandiosidade, representando o funcionamento narcisista. Para tanto, 35 pessoas responderam o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Evidências favoráveis foram identificadas, indicando o funcionamento apropriado do protocolo desenvolvido, já que foram encontradas informações consistentes de acordo com a literatura. Por exemplo, foi observado que pessoas que pontuaram mais alto em grandiosidade nos testes de autorrelato, foram aquelas que escolheram as alternativas que representavam o traço grandiosidade e também foram aquelas que apresentaram uma linha de base mais alta para considerar alguém como narcisista. Espera-se que o protocolo seja replicável por outros pesquisadores que objetivem verificar as estratégias de respostas adotadas em testes de personalidade no formato de autorrelato.

Palavras-chave : medidas de personalidade; distúrbios da personalidade; validade do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )