SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Inteligência e Contexto Socioeconômico na Infância: Comparação por Região de Moradia e Tipo de Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

TOSTES, Joanna Gonçalves de Andrade et al. Intervenções para Redução do Estigma Relacionado às Pessoas que Usam Drogas: Revisão Sistemática. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2020, vol.30, e3022.  Epub 07-Set-2020. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3022.

Intervenções para a redução do estigma relacionado às pessoas que usam drogas podem melhorar sua qualidade de vida e adesão ao tratamento. Esta revisão teve por objetivo identificar e analisar estudos de intervenções para reduzir o estigma relacionado às pessoas que usam drogas. Foram realizadas buscas nas bases PubMed, APA PsycNET, ScienceDirect, Web of Science e BVS, sem delimitação de ano. Foram identificados 5.488 registros somados à busca secundária de referências. Esta revisão abrange 28 artigos e foi baseada no PRISMA. Houve variação no tamanho da amostra e intervenções, embora o público-alvo de estudantes e profissionais da saúde e o uso de métodos quantitativos tenham sido predominantes. Limitações metodológicas consideráveis foram identificadas nos estudos. Portanto, conclui-se que não há evidências que permitam inferir que as intervenções propostas são efetivas e quais delas deveriam continuar a ser empregadas para essa finalidade. É imprescindível investir em abordagens distintas das adotadas tradicionalmente.

Palavras-chave : estigma; transtornos relacionados ao uso de substâncias; intervenção psicossocial; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )