SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1"From high-tech to Aztec": Chronoqueer Decolonization in Feminist Chicana ArtThe Ladys of Art: About Some Issues of Domestic Work in Contemporary Art of Argentine Northeast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

FERREIRA, Glauco B.. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.207-218. ISSN 0104-026X.  https://doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n1p207.

Este ensaio aborda as produções artísticas de um coletivo colombiano chamado Mujeres Al Borde e busca descrever algumas de suas atividades e as maneiras como produzem e articulam relações entre arte, ativismo e produção audiovisual, abordando aí gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O trabalho trata das relações transnacionais desse coletivo com um grupo queer ativista estadunidense, Queer Women of Color Media Arts Project, para a criação de seu próprio programa de treinamento cinematográfico, a Escuela Audiovisual Al Borde; reflete sobre as possibilidades de pensarmos sobre ativismo queer no contexto latino-americano; e, por fim, analisa algumas das produções audiovisuais do Mujeres Al Borde, naquilo que compreendem como seu artivismo, neologismo que articula arte e ativismo. Enfocam-se as maneiras pelas quais esses coletivos produzem redes de colaboração transnacionais em contextos geopolíticos globalizados dissidentes, ao mesmo tempo em que buscam, através da relação que criam entre arte e política, promover transformação social e meios de expressão visual para comunidades LGBTQ, cultivando queer artivismos feministas no sul e no norte globais.

Keywords : micropolíticas e movimentos LGBTQI contemporâneos; cinema, arte e gênero; queer ativismo latino-americanos; modos de globalização dissidentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )