SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Technological specialization, catching-up and building of technological competences under market integration: Asia and Latin America comparedA inflação brasileira na década de 2000 e a importância das políticas não monetárias de controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618

Resumo

DRUMOND, Carlos Eduardo  e  PORCILE, Gabriel. Um modelo dinâmico de macroeconomia aberta com metas de inflação, conflito distributivo e equilíbrio na conta corrente. Econ. soc. [online]. 2013, vol.22, n.3, pp.675-695. ISSN 0104-0618.  https://doi.org/10.1590/S0104-06182013000300004.

O artigo discute, sob uma perspectiva pós-keynesiana, o impacto do regime de metas de inflação sobre o crescimento, a distribuição e a estabilidade em uma economia aberta. O modelo combina a barganha salarial, as variações na capacidade utilizada e o equilíbrio em conta corrente para mostrar que a política monetária tem um impacto real sobre o crescimento e o emprego no longo prazo - i.e. existe um trade-off  entre inflação e  crescimento. São analisadas as implicações de uma regra de política monetária que leva em conta o equilíbrio em conta corrente. Mostra-se que esta regra poderia ser importante para sustentar a estabilidade no longo prazo, na medida em que evita a possibilidade de aumentos explosivos no estoque da dívida externa.

Palavras-chave : Metas de inflação; Política monetária; Economia aberta; Economia pós-keynesiana; Conflito distributivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons