SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The influence of minimum wage on Brazilian wage rate in the last decadeThe labour theory of value and the prices in China author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618On-line version ISSN 1982-3533

Abstract

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de  and  LIMA, Sergiany da Silva. Apontamentos para o debate sobre o pleno emprego no Brasil. Econ. soc. [online]. 2015, vol.24, n.2, pp.293-328. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n2art3.

Este artigo analisa a evolução dos indicadores de emprego e de desemprego na economia brasileira desde o início dos anos 2000 até os dados referentes a 2012, tomando como referências teóricas a formulação de Keynes sobre o desemprego involuntário e também os estudos sobre a dinâmica das relações entre setor formal e setor informal dos mercados de trabalho formulados por autores ligados ao Prealc. O artigo apresenta um exercício econométrico (que teve por base a função emprego de Keynes explicada pelo Princípio da Demanda Efetiva) que revela que o crescimento do emprego é uma função positiva do crescimento econômico. Dados adicionais mostram que, a despeito do crescimento da ocupação e da formalização do emprego ocorrida no período, com consequente queda da taxa de desemprego para patamares historicamente baixos, a economia brasileira não conseguiu, segundo as referências teóricas adotadas, atingir o pleno emprego ao final do período analisado, devido à persistência de parcela expressiva de mão de obra subutilizada no mercado de trabalho.

Keywords : Pleno emprego; Mercado de trabalho brasileiro; Taxa de desemprego no Brasil; Setor informal; Demanda efetiva em Keynes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )