SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Crescimento, ciclo econômico, mudança tecnológica e financiamentoCompetências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

MEDEIROS, Carlos Aguiar de. Estrutura produtiva e crescimento econômico em economias em desenvolvimento. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.569-598. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n3art3.

Discutiu-se neste texto as conexões exploradas na literatura heterodoxa entre crescimento, estrutura produtiva e distribuição de renda. A interpretação de que a base dos desequilíbrios estruturais que se afirmaram na última década nos países industrializados e na Ásia, sobretudo na China, teria decorrido de um regime de crescimento centrado nos lucros foi contraposta com a explicação simétrica de que nas economias primário-exportadoras o desequilíbrio estrutural, como na "doença holandesa", teria resultado da prevalência de um regime centrado nos salários. Na revisão desta literatura argumentou-se que embora as interpretações sobre regimes de crescimento tenham o indiscutível mérito de introduzir o tema da distribuição de renda no exame das trajetórias de desenvolvimento não permitem interpretar os distintos padrões seguidos pelos países decorrente das interações entre estrutura produtiva e estratégias de crescimento.

Palavras-chave : Regime de crescimento; Distribuição de renda; Exportações; Diversificação produtiva; Conflito distributivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )