SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Os Estados de Bem-Estar Social da Europa Ocidental: tipologias, evidências e vulnerabilidadesUma nota sobre a relação entre salário mínimo e inflação no Brasil a partir de um modelo de inflação de custo e conflito distributivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

BREDOW, Sabrina Monique Schenato; LELIS, Marcos Tadeu Caputi  e  CUNHA, André Moreira. O ciclo de alta nos preços das commodities e a economia brasileira: uma análise dos mecanismos externos de transmissão entre 2002 e 2014. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.695-731. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n3art7.

Este trabalho analisa a influência do recente ciclo de alta dos preços das commodities sobre a entrada de capital externo no Brasil (exportações, investimentos em carteira e IED). Para o alcance desse objetivo, foram utilizadas duas metodologias econométricas diferentes: Modelos de Mudanças de Regimes Markovianos e Modelo Vetorial de Correção de Erros (VAR/VEC). Nossos resultados sugerem que: (i) o recente período de alta dos preços das commodities ocorreu entre 2002 e 2014; (ii) os regimes de alta estimados para as exportações, IED e Investimento Estrangeiro em Carteira (IEC) ocorreram em períodos similares ao observado para a série dos preços das commodities; e (iii) os modelos VAR/VEC indicam a alta dos preços das commodities influenciou significativamente a entrada de capital externo no Brasil, particularmente nas vendas externas de mercadorias e nos fluxos financeiros de curto prazo.

Palavras-chave : Preços das commodities; Exportações; Fluxos de capitais; Brasil; Modelos de mudança de regime Markoviano e VAR/VEC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )