SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Os usos do individualismo por James BuchananMapeamento dos padrões de atuação dos países nas Cadeias Globais de Valor e os ganhos em termos de mudança estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

ARAUJO, Ricardo Azevedo; PAIVA, Matheus Silva de  e  SILVA, Guilherme Jonas Costa da. Causação cumulativa, progresso tecnológico endógeno e taxa de câmbio real em uma abordagem dinâmica de mudança estrutural. Econ. soc. [online]. 2019, vol.28, n.1, pp.71-87.  Epub 29-Abr-2019. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2019v28n1art05.

O trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo multissetorial de causação cumulativa com progresso tecnológico endógeno e taxa de câmbio real. A literatura export-led growth, baseada inicialmente no modelo Dixon and Thirlwall (1979), avançou para uma abordagem multissetorial segundo Araujo (2013). Entretanto, o modelo multissetorial originalmente desenvolvido por Araujo e Lima (2007), desconsidera a taxa de câmbio e mantém a taxa de variação da produtividade do trabalho nula. Assim, pretende-se avançar no debate teórico, introduzindo no modelo Pasinettiano o progresso tecnológico endógeno e a taxa de câmbio real na Lei de Thirlwall Multissetorial. Essa contribuição torna-se importante por possibilitar aos policy makers identificar quais os setores que mais contribuem para o crescimento de longo prazo da economia doméstica, bem como propor políticas econômicas e industriais que melhorem as relações comerciais e a competitividade da economia, para conduzir a economia para um estágio superior de desenvolvimento.

Palavras-chave : Mudança estrutural; Causação cumulativa; Progresso tecnológico endógeno; Taxa de câmbio real; Crescimento econômico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )