SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Acumulação fictícia, especulação e instabilidade financeira (Parte II: uma reflexão sobre a financeirização a partir da literatura contemporâneaMinsky: moeda, restrição de sobrevivência e hierarquia do sistema monetário globalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

METRI, Mauricio. Geopolítica e diplomacia monetária: o sistema dólar de tributação global e as iniciativas de desdolarização da economia internacional. Econ. soc. [online]. 2020, vol.29, n.3, pp.719-736.  Epub 14-Dez-2020. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2020v29n3art02.

No contexto atual de acirramento das rivalidades entre as grandes potências, o sistema monetário internacional, baseado no dólar e globalizado no pós-Guerra Fria, tem sido alvo de questionamentos e enfrentamentos. O objetivo deste artigo é analisar: as origens e o modo de funcionamento desse sistema; o poder monetário e financeiro dos Estados Unidos, expresso pela sua desproporcional capacidade de endividamento e de gasto; e as recentes reações de outros países para desdolarização da economia internacional. Como resultado, observa-se que: os Estados Unidos construíram de fato um sistema de tributação global baseado no dólar; e algumas das iniciativas recentes de desdolarização, ao incidir sobre os pilares do poder monetário dos Estados Unidos, possuem efetivo potencial perturbador da hierarquia monetária internacional.

Palavras-chave : Geopolítica; Diplomacia monetária; Estados Unidos; Dólar e Renminbi.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )