SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Re-building process of a family planning group: a proposal for popular education in healthPromotion of empowerment in management councils of a permanent health education pole author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

TREZZA, Maria Cristina Soares Figueiredo; SANTOS, Regina Maria dos  and  SANTOS, Jirliane Martins dos. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.2, pp.326-334. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/S0104-07072007000200017.

Trata-se de um relato de experiência sobre a realização do I Festival Enfermagem na Arte de Educar em Saúde pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, no qual se apresentaram criações artísticas, nascidas no cotidiano da Enfermagem, como instrumento para desenvolver processos de educação em saúde. O evento foi realizado em três fases: o Festival, apresentação das peças para comissões julgadoras; mostra pública das produções vencedoras e a publicação em livro das produções apresentadas. Foram 77 produções, sendo vencedoras 15 peças produzidas por enfermeiros, auxiliares e estudantes de Enfermagem, descortinando a criatividade dos profissionais de enfermagem na difícil tarefa de educar em saúde. O Festival e o livro dele resultante revelaram como os autores desenvolveram estratégias pedagógicas que davam aos sujeitos da aprendizagem o lugar ativo que por direito lhes pertencia. A experiência mostrou que quando se age inovadoramente, os resultados podem surpreender.

Keywords : Educação em saúde; Enfermagem; Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License