SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Adaptação cultural de tecnologia educativa em saúde: literatura de cordel com enfoque na amamentaçãoPerfil do enfermeiro de terapia intensiva em diferentes regiões do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

BERNARDI, Mariely Carmelina  e  CARRARO, Telma Elisa. Poder vital de puérperas durante o cuidado de enfermagem no domicílio. Texto contexto - enferm. [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.142-150. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/S0104-07072014000100017.

Pesquisa qualitativa, caracterizada como convergente-assistencial, com objetivo de identificar como se manifestam as variáveis que podem interferir no poder vital das puérperas durante os cuidados realizados pela enfermeira no domicílio, na perspectiva do Modelo de Cuidado de Carraro. A coleta de dados ocorreu de abril a junho de 2011, utilizando-se do Modelo de Cuidado de Carraro durante as visitas domiciliares para quatro mulheres que vivenciavam o puerpério imediato e tardio. No decorrer das visitas domiciliares, as manifestações das variáveis que interferem no poder vital do ser humano foram diversas, oscilando entre a neutralidade, a negatividade e a positividade frente aos cuidados realizados, orientados e discutidos. Com a identificação destas manifestações, acredita-se que a enfermeira possa planejar, atuar e avaliar o cuidado, influenciando positivamente no poder vital da puérpera.

Palavras-chave : Enfermagem; Período pós-parto; Visita domiciliar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )