SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Sexist stereotypes and biases associated with the female nursing model in advertising communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

HERMANN, Ana Paula et al. A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar na graduação em enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2014, vol.23, n.3, pp.521-529.  Epub Sep 30, 2014. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072014000020012.

Os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o ensinar e o aprender do cuidado domiciliar é vivenciado por discentes e docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e construir um modelo teórico que explicitasse essa vivência. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito acadêmicos do último ano da graduação em enfermagem e cinco docentes que ministram conteúdos relacionados ao tema. A vivência em cuidado domiciliar ocorre por meio da aproximação com a área em carga horária específica e se desenvolve a partir de aulas teóricas e estágio, sendo possível se deparar com diversas nuances desse tipo de assistência, o que possibilita sua compreensão no sistema de saúde e permite a ampliação dos conhecimentos relacionados ao cuidado domiciliar. Tal fato mostra que essa área deve fazer parte da graduação em enfermagem, por estar em processo de expansão e exigir profissionais preparados para desempenhá-lo.

Keywords : Enfermagem; Assistência domiciliar; Ensino; Formação de recursos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )