SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Comportamentos de saúde e variáveis antropométricas entre idosos com e sem hipertensão arterial sistêmicaClimatério: a intensidade dos sintomas e o desempenho sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

PEREIRA, Luciana Barbosa; ABRAO, Ana Cristina Freitas de Vilhena; OHARA, Conceição Vieira da Silva  e  RIBEIRO, Circéa Amália. Vivências maternas frente às peculiaridades da prematuridade que dificultam a amamentação. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.55-63. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015000540014.

Estudo qualitativo, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico o Interacionismo Interpretativo, objetivando desvelar as vivências maternas frente às peculiaridades da prematuridade que dificultam a amamentação durante a internação do bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foram entrevistadas 13 mães de recém-nascidos prematuros atendidas em Ambulatório de Follow-up do município de Montes Claros - MG, Brasil. Resultados revelaram que ao tentar amamentar o filho, a mãe interage com situações significadas por ela como obstáculos à prática da amamentação: o "tormento" da hospitalização do filho, sua instabilidade clínica, o medo da morte do bebê, sua dificuldade para sugar, o início tardio da amamentação interpretada como algo difícil, como risco ao seu ganho de peso. Consideramos que, embora a amamentação de prematuros seja um desafio, condutas profissionais e rotinas hospitalares adequadas às suas especificidades podem facilitar essa prática e devem ser desenvolvidas, visando à promoção, proteção e apoio ao aleitamento.

Palavras-chave : Prematuro; Aleitamento materno; Desmame; Enfermagem neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )