SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Pontuando interveniências nas relações familiares frente ao cuidado à criança com condição crônicaA práxis do enfermeiro da estratégia de saúde da família e o cuidado ao idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

ROCHA, Amanda de Fatima Portugal et al. O alívio da dor oncológica: estratégias contadas por adolescentes com câncer. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.96-104. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002120013.

Tendo em vista o impacto negativo da dor na qualidade de vida do paciente oncológico, identificar e estimular o uso de estratégias eficazes para minimizar essas sensações dolorosas é de grande relevância para o cuidado. Este estudo objetivou identificar experiências dolorosas de adolescentes com câncer e conhecer suas estratégias para o alívio da dor. Trata-se de um estudo exploratório, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove adolescentes com câncer, os quais relataram experiências dolorosas agudas, recorrentes e crônicas, tanto físicas quanto emocionais. Para o alívio dessas dores, descreveram estratégias farmacológicas e não farmacológicas, tais como: distração, presença de familiares, posicionamento no leito, colaboração para realizar procedimentos e manutenção de pensamento positivo. Assim, é essencial que os profissionais de saúde conheçam as evidências disponíveis para o alívio da dor e desenvolvam habilidades para articular esse conhecimento à sua experiência profissional e às estratégias dos próprios pacientes.

Palavras-chave : Adolescente; Neoplasias; Dor; Enfermagem pediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )