SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Apoio matricial, projeto terapêutico singular e produção do cuidado em saúde mentalA velhice na percepção de idosos de diferentes nacionalidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

ACOSTA, Daniele Ferreira; GOMES, Vera Lúcia de Oliveira; FONSECA, Adriana Dora da  e  GOMES, Giovana Calcagno. Violência contra a mulher por parceiro íntimo: (in)visibilidade do problema. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.121-127. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015001770013.

Objetiva-se identificar os motivos que desencadeiam a violência contra mulher e descrever os atos perpetrados pelo parceiro íntimo. Pesquisa documental, qualitativa, realizada numa Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres. Analisaram-se 902 ocorrências registradas entre agosto/2009 e dezembro/2011, cujas vítimas tinham, no mínimo, dezoito anos. Colheram-se os dados das ocorrências, transcrevendo-se literalmente, os relatos das vítimas e tratando-os através da análise de conteúdo. Apreenderam como desencadeadores de violência: supremacia masculina como geradora de sofrimento e submissão; problemas decorrentes do uso de drogas; problemas relacionados aos(às) filhos(as); e problemas com divisão de bens. A gravidade foi dimensionada pelas consequências à vítima e família. A equipe de enfermagem, como integrante da rede de apoio, precisa compreender esse fenômeno como problema de saúde e empenhar-se para romper os obstáculos que impedem o efetivo e eficaz atendimento, auxiliando no fortalecimento da autonomia feminina e incluindo os homens nas ações de combate e prevenção à violência contra a mulher.

Palavras-chave : Violência doméstica; Violência contra a mulher; Gênero e saúde; Enfermagem; Saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )