SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A velhice na percepção de idosos de diferentes nacionalidadesCuidado con la salud: travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

RIBEIRO, Aridiane Alves; FORTUNA, Cinira Magali  e  ARANTES, Cássia Irene Spinelli. O trabalho de enfermagem em uma instituição de apoio ao indígena. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.138-145. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015002480013.

Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar o processo de trabalho da enfermagem em uma instituição indígena. O cenário estudado foi uma Casa de Apoio à Saúde do Índio de Mato Grosso do Sul, Brasil. Realizou-se observação do processo de trabalho, registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com dez trabalhadores de enfermagem. Para análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo temática, na perspectiva teórica do processo de trabalho em saúde. Identificaram-se duas categorias temáticas: ferramentas relacionais necessárias no processo de cuidar do indígena; agendamento e registro como elementos centrais do processo de produção do cuidado. Os trabalhadores relataram a importância das tecnologias leves para o cuidado. Entretanto, no processo de trabalho há elementos como agendamento, normas institucionais e a lógica biomédica interpõe-se ao cuidado.

Palavras-chave : Cuidados de enfermagem; Trabalho; Saúde de populações indígenas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )