SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Condutas após exposição ocupacional a material biológico em um hospital especializado em oncologiaSatisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

MATSUDA, Laura Misue et al. Informática em enfermagem: desvelando o uso do computador por enfermeiros. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.178-186. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002760013.

Estudo realizado com o objetivo de apreender a percepção de enfermeiros assistenciais, de uma instituição filantrópica, sobre o uso do computador no trabalho. A coleta dos dados ocorreu em janeiro de 2013, a partir de entrevistas com 12 enfermeiros, que responderam à questão: fale-me sobre o uso do computador no seu trabalho. Os dados foram tratados utilizando a técnica análise de conteúdo, por meio da qual emergiram as seguintes categorias temáticas e subtemas: Percebendo aspectos positivos no uso do computador (nove subtemas); Percebendo aspectos negativos no uso do computador (quatro subtemas); Sugerindo ações para melhorar o uso do computador (seis subtemas); e Avaliando a informatização no trabalho (três subtemas). Foi possível concluir que os enfermeiros têm a percepção de que o uso do computador se relaciona com a facilidade, a agilidade e a praticidade no desenvolvimento das atividades profissionais, mas ainda existem aspectos técnicos e operacionais que precisam ser melhorados.

Palavras-chave : Computadores; Enfermeiros; Informática médica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )