SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Fatores que influenciam o processo de viver a revascularização cardíaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

CARVALHO, Sandra Ost Rodrigues Martins et al. "Com um pouco de cuidado a gente vai em frente" vivências de pessoas com estomia. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.279-287. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015003710013.

O estudo teve como objetivo conhecer o cuidado que permeia as vivências das pessoas com estomia de um município do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Participaram do estudo seis pessoas com estomia intestinal definitiva cadastradas no programa do município. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo temática da qual emergiram as categorias: "Eu sou muito bem cuidado, todo mundo ajuda"; "É um pouco diferente a minha vida"; e "É preciso andar, parar não dá". O estudo revelou que o cuidado está presente no cotidiano das pessoas com estomia; as alterações em sua vida são evidentes, relacionadas à convivência social, à maneira de cuidar-se e aos hábitos alimentares. Os estomizados aprenderam a conviver com essas mudanças, buscando retornar às atividades diárias e envolvendo-se com afazeres no cotidiano.

Palavras-chave : Estomia; Cuidados de enfermagem; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )