SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIOAÇÕES/INTERAÇÕES MOTIVADORAS PARA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

FONSECA, Marileise Roberta Antoneli et al. REVELANDO O MUNDO DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO POR MEIO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO DRAMÁTICO. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.4, pp.1112-1120. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/0104-0707201500003350014.

Objetivou-se compreender o brincar da criança pré-escolar em tratamento oncológico por meio do brinquedo terapêutico dramático. Participaram de sessões de brinquedo terapêutico dramático cinco crianças com câncer, em idade pré-escolar, de janeiro a maio de2013. Procedeu-se a análise do material conforme o referencial da fenomenologia: análise da estrutura do fenômeno situado. Das sessões emergiram as categorias: Mergulhando no mundo da doença e do tratamento oncológico; e Relembrando o mundo sem a doença. O estudo apreendeu que o adoecer com câncer é um processo gerador de dor e sofrimento para a criança, levando-a sentir-se pequena e frágil frente aos desconfortos dos inúmeros procedimentos a que é submetida. O brinquedo terapêutico foi um recurso importante para revelar como a criança com câncer se sente durante o tratamento e mostrou sua dificuldade em interagir com o desconhecido, deixando complexo seu equilíbrio entre momentos de saúde e de doença.

Palavras-chave : Criança; Câncer; Jogos e brinquedos; Enfermagem pediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )