SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3PERCEPÇÃO DE FAMILIARES SOBRE SUA PRESENÇA OU NÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICAQUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E EXPECTATIVAS COM O TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PACIENTES COM ESTENOSE ESPINHAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

VASQUES, Tânia Cristina Schäfer et al. PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM ACERCA DO CUIDADO AO PACIENTE EM TERMINALIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR. Texto contexto - enferm. [online]. 2016, vol.25, n.3, e0480014.  Epub 12-Set-2016. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/0104-07072016000480014.

Este estudo teve por objetivo compreender como os trabalhadores de enfermagem percebem o cuidado prestado ao paciente na terminalidade, em ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 profissionais da clínica médica de um hospital universitário, no extremo sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em 2011. Mediante análise textual discursiva, constatou-se que o diálogo constitui-se em instrumento fundamental para o cuidado aos pacientes na terminalidade, possibilitando amenizar dificuldades vivenciadas por esses pacientes e seus familiares. Verificou-se, também, a importância da presença do familiar junto a esses pacientes, fazendo-se indispensável sua instrumentalização para cuidar do seu ente querido. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de permanente capacitação dos trabalhadores, a partir da problematização das dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, humanizando e qualificando o cuidado de enfermagem, além de assegurar dignidade e conforto aos pacientes e seus familiares.

Palavras-chave : Paciente terminal; Enfermagem; Ética; Família..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )