SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3CONCILIANDO DIVERSAS FORMAS DE TRATAMENTO À SAÚDE: UM ESTUDO COM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIAA GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À MULHER COM CÂNCER DE MAMA EM QUIMIOTERAPIA PALIATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

PINTO, Agnes Caroline Souza et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS COM HOMENS JOVENS USUÁRIOS DE CRACK. Texto contexto - enferm. [online]. 2016, vol.25, n.3, e4070015.  Epub 03-Out-2016. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/0104-07072016004070015.

Objetivou-se promover, por meio dos Círculos de Cultura, espaço crítico-reflexivo acerca da prevenção do HIV/aids junto com jovens usuários de crack. Desenvolveu-se pesquisa-ação, realizada em 2012, através do Círculo de Cultura, com dez jovens usuários de crack. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme a experiência vivida pelo grupo. Os jovens demonstraram conhecimento incipiente e desarticulado sobre a aids, com predominância de mitos, e se consideravam vulneráveis ao HIV/aids, visto que o compartilhamento de canudos e cachimbos, para o uso da cocaína/crack, e a perda da consciência favoreciam o não uso do preservativo durante as relações sexuais e a multiplicidade de parceiros. Os resultados contribuem para que o enfermeiro trabalhe com metodologias dialógicas e participativas, como a de Paulo Freire, a fim de favorecer a reflexão crítica do educador e educando em prol da prevenção de DST/aids em usuários de crack.

Palavras-chave : Enfermagem; Educação em saúde; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Adolescente; Cocaína crack.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )