SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ENSINO DA SAÚDE MENTAL EM ENFERMAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORESCENAS DE USO DO CRACK NA CAPITAL DE SANTA CATARINA/BRASIL: A (IN)VISIBILIDADE DO USUÁRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

BARRETO, Mayckel da Silva et al. PRESENÇA DA FAMÍLIA DURANTE O ATENDIMENTO EMERGENCIAL: VIVÊNCIA DE PACIENTES E FAMILIARES. Texto contexto - enferm. [online]. 2019, vol.28, e20180150.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0150.

Objetivo:

compreender como familiares e pacientes adultos percebem a presença da família no atendimento emergencial.

Método:

estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados, como referencial metodológico. A coleta de dados ocorreu em duas salas de emergência, localizadas no sul do Brasil, entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio de entrevistas abertas com quatro pacientes e oito familiares.

Resultados:

a presença familiar no atendimento emergencial foi significada/percebida como positiva, em decorrência dos benefícios identificados para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Entretanto, a experiência também foi marcada por percalços para o binômio familiar-paciente como, por exemplo, medo, dúvidas, angústia pela separação forçada dos membros da família e a vivência de sentimentos de pesar.

Conclusão:

pelo fato de a presença da família na sala de emergência ser percebida, como positiva e benéfica sugere-se que os serviços de saúde, na medida de suas possibilidades, implementem esta prática. Contudo, é necessário que tais unidades sejam melhor preparadas para que se diminuam os percalços enfrentados pelos pacientes e suas famílias.

Palavras-chave : Família; Pacientes; Serviços médicos de emergência; Emergências; Percepção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )