SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número especialPERCEPÇÃO DE RISCOS E BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE MACONHA ENTRE ESTUDANTES DE BRASÍLIA, BRASILPERCEPÇÃO DE DANOS, BENEFÍCIOS E INTENÇÃO DE USO DA MACONHA NO CONTEXTO DE ALTERAÇÕES REGULATÓRIAS EM BELIZE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

RODRIGUEZ, Maria Fernanda Reyes  e  KHENTI, Akwatu. PERCEPÇÃO DE DANOS E BENEFÍCIOS DA MACONHA E SUA RELAÇÃO COM A INTENÇÃO DE USO E CONSUMO EM ADOLESCENTES COLOMBIANOS. Texto contexto - enferm. [online]. 2019, vol.28, n.spe, e158.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-cicad-15-8.

Objetivo:

analisar a relação entre a percepção de danos e benefícios associados ao consumo de maconha e sua relação com o atual consumo, bem como com a intenção de uso em um contexto de mudanças regulatórias, em jovens entre 15 e 17 anos, estudantes de um colégio público em Bogotá, Colômbia.

Método:

realizou-se estudo quantitativo, transversal, tipo questionário. Participaram 268 estudantes do 9º ao 11º grau de um colégio público da cidade de Bogotá, Colômbia.

Resultados:

os resultados mostraram que existe uma associação entre a percepção de benefícios e o consumo de maconha. Além disso, também demostraram como uma baixa percepção de risco está associada a uma intenção de uso em um contexto de legalização.

Conclusão:

este é um dos primeiros estudos na Colômbia que explora a intenção de uso (aos 18 anos) em um contexto de mudanças regulatórias, bem como a atitude dos jovens em relação à legalização da maconha para uso medicinal e de lazer.

Palavras-chave : Cannabis; Adolescência; Abuso de maconha; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )