SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número5Diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em uma unidade de internação de ginecologiaCriança hospitalizada: percepção das mães sobre o vínculo afetivo criança-família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

MELLES, Adriana Meneghini  e  ZAGO, Márcia Maria Fontão. Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.5, pp.85-94. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000500011.

Esse estudo tem o objetivo de identificar os aspectos conceituais e operacionais da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Foram analisados 60 trabalhos publicados no período 1980 a 1995. Os dados foram codificados e categorizados. A nível conceitual, a atividade educativa é caracterizada como uma ação instrumental de informação e de proteção para o paciente. A atividade é rotulada como orientação e segue pressupostos teóricos contraditórios, focalizando a doença. Operacionalmente, a atividade é desenvolvida como ação informativa e não de conscientização, e a avaliação é inadequada.

Palavras-chave : educação de pacientes; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons