SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Use of the nursing process at public and private centers in a health areaSleep complaints among Brazilian senior citizens from municipalities with different Human Development Indices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

PINTO, Ione Carvalho et al. As práticas de enfermagem em um ambulatório na perspectiva da integralidade. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2012, vol.20, n.5, pp.909-916. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000500013.

OBJETIVO: analisar as práticas de enfermagem em um Ambulatório de Especialidades, na perspectiva da integralidade das ações em saúde. MÉTODO: foram realizadas entrevistas com 24 profissionais de enfermagem. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo, chegando aos temas: o dimensionamento e comprometimento com o Serviço de Saúde; atividades e as práticas da equipe de enfermagem. RESULTADOS: em relação ao dimensionamento, foi revelado que a equipe é insuficiente, comprometendo a assistência de qualidade, resultando em sobrecarga e descontentamento dos profissionais, contudo, mostraram-se satisfeitos com as tarefas praticadas no cotidiano, relacionando a integralidade ao cuidado individual, percebida pelos profissionais como essencial e, usualmente, praticada no seu cotidiano. CONCLUSÃO: considera-se que a equipe de enfermagem tem potencialidade e comprometimento para desenvolver sua prática articulada ao princípio da integralidade, atendendo as necessidades de saúde da população com qualidade de assistência.

Keywords : Prática Profissional; Enfermagem; Assistência Integral à Saúde; Serviços de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License