SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Ocorrência de violência contra a mulher nos diferentes ciclos de vidaDetecção do papilomavírus humano em citologias cervicais de mulheres atendidas no Programa Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

SILVA, Maria de Lourdes Costa da et al. Mulheres com risco cardiovascular após pré-eclâmpsia: há seguimento no Sistema Único de Saúde?. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.93-99. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/0104-1169.3197.2389.

OBJETIVOS:

identificar mulheres com risco cardiovascular, cinco anos após a pré-eclâmpsia, e averiguar o seguimento dessas mulheres no Sistema Único de Saúde, em Natal, Rio Grande do Norte.

MÉTODOS:

estudo exploratório, quantitativo, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal. A amostra foi de 130 mulheres, 65 com pré-eclâmpsia e 65 normotensas.

RESULTADOS:

constatou-se diferença estatística significativa no que se refere ao índice de massa corpórea, peso, histórico familiar de doenças cardiovasculares e complicação cardiovascular entre as mulheres com pré-eclâmpsia prévia e as normotensas. Os grupos desconheciam os fatores de risco cardiovasculares e, além disso, referiam dificuldades de acesso aos serviços de atenção primária.

CONCLUSÕES:

as mulheres com histórico de pré-eclâmpsia possuíam risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, desconheciam as complicações tardias dessa doença e não recebiam seguimento ambulatorial diferenciado em relação às normotensas.

Palavras-chave : Perda de Seguimento; Pré-Eclâmpsia; Controle de Risco; Doenças Cardiovasculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )