SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Guided imagery relaxation therapy on preoperative anxiety: a randomized clinical trialAssociation of preoperative anxiety and depression symptoms with postoperative complications of cardiac surgeries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani et al. Síndrome da fragilidade entre idosos e fatores associados: comparação de dois municípios. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2018, vol.26, e3100.  Epub Nov 29, 2018. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/1518-8345.2897.3100.

Objetivo

comparar a síndrome da fragilidade entre idosos que vivem no domicílio em dois municípios brasileiros e identificar fatores relacionados às variáveis sociodemográficas e de saúde.

Método

estudo transversal de base populacional por conglomerado, com 480 idosos dos municípios de Ribeirão Preto/SP e João Pessoa/PB, com aplicação dos instrumentos do Mini Exame do Estado Mental e as escalas de Fragilidade de Edmonton, Depressão Geriátrica e Lawton e Brody. Foram utilizados a análise descritiva, Teste Qui Quadrado, Teste de Fisher, Teste t Student, Correlação de Spermann e Regressão Logística. Em todas as análises, adotou-se o nível de significância de p≤0,05.

Resultados

em relação à fragilidade, verificou-se que morar em Ribeirão Preto, apresentar idade avançada, baixa escolaridade, múltiplas doenças crônicas, diminuição do estado cognitivo e capacidade funcional, além dos sintomas depressivos, são fatores que se associam com a síndrome da fragilidade, em ambas as cidades.

Conclusão

identificou-se que a síndrome da fragilidade em idosos de ambos os municípios estudados tem relação com o local onde o idoso mora, com a idade, a escolaridade, o número de doenças, a diminuição do estado cognitivo, da capacidade funcional e presença de sintomas depressivos.

Keywords : Fragilidade; Idoso; Envelhecimento; Enfermagem Geriátrica; Estudo Comparativo; Saúde do Idoso.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )