SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Saúde Global em tempos de globalizaçãoSaúde e desenvolvimento nos países BRICS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290

Resumo

BIEHL, João  e  PETRYNA, Adriana. A Saúde Global centrada nas pessoas. Saude soc. [online]. 2014, vol.23, n.2, pp.376-389. ISSN 0104-1290.  https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000200003.

O campo da saúde global articula um diversificado leque de atores que trabalham para resolver problemas prementes de saúde em todo o mundo, com recursos financeiros e tecnológicos sem precedentes e munidos de agendas das mais variadas. Apesar das iniciativas em saúde global estarem crescendo de forma expressiva e deslocando enquadramentos anteriores do campo (como a medicina tropical ou saúde internacional), as análises críticas dos processos sociais, políticos e econômicos associados a essa expansão ainda são escassas. Neste artigo sustentamos, a partir de uma perspectiva que leva em conta os sujeitos, que o campo da saúde global é uma “anarquia de código aberto”. Em geral, perdem-se de vista os supostos beneficiários das intervenções, que aparecem como tendo pouco a dizer e nada a contribuir. Argumentamos por uma abordagem mais abrangente e centrada nas pessoas, demonstrando o papel crucial da etnografia como lanterna empírica na saúde global. Ao mudar a ênfase das doenças às pessoas e seus contextos e do acesso de cima para baixo para a equidade, temos a oportunidade de definir uma agenda humana que simultaneamente confronta realisticamente os desafios que enfrentamos e expande nossa visão sobre o futuro das comunidades globais.

Palavras-chave : Saúde Global; Economia Política; Produção de Evidências; Farmaceuticalização; Mudança Social; Valores Humanos; Trabalho de Campo; Antropologia Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )