SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Eu virei homem!: a construção das masculinidades para adolescentes participantes de um projeto de promoção de saúde sexual e reprodutivaO protagonismo de jovens com doença renal crônica e a dádiva na construção da atenção à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

PASQUIM, Heitor Martins; CAMPOS, Celia Maria Sivalli  e  SOARES, Cassia Baldini. Projetos voltados aos jovens em instituições sociais: atividades fragmentadas e desresponsabilização do poder público. Saude soc. [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.198-205. ISSN 1984-0470.  https://doi.org/10.1590/S0104-12902015139991.

O objetivo deste artigo é analisar ações desenvolvi das por instituições sociais com projetos voltados a jovens. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com trabalhadores dessas instituições (privadas e finan ciadas por verbas públicas). Os projetos desenvolvi dos tinham características compensatórias e eram operacionalizados por meio de ações pulverizadas em diferentes instituições, com a finalidade primor dial de responder a situações vivenciadas por grupos "de risco". Os projetos identificavam-se com uma concepção de educação veladamente classista, que reforçava a legitimação da posição social do jovem "carente" na hierarquia social. O enfrentamento dos limites expostos exige mudanças radicais, que provoquem rupturas com a ideologia de controle e de tutela dos jovens pelo Estado e promovam reor ganizações que favoreçam a emancipação humana.

Palavras-chave : Juventude; Adolescência; Política Social; Projetos de Investimento Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )