SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Programa Mais Médicos, aperfeiçoando o SUS e democratizando a saúde: um balanço analítico do programa“Um monte de buracos amarrados com barbantes”: o conceito de rede para os profissionais da saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-1290versão On-line ISSN 1984-0470

Resumo

MENEZES, Erica Lima Costa de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos; VERDI, Marta Inez  e  PIRES, Denise Pires de. Modos de produzir cuidado e a universalidade do acesso na atenção primária à saúde. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.4, pp.888-903. ISSN 1984-0470.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017170497.

Este artigo faz uma revisão da literatura nas bases SciELO, Lilacs, BVS e Medline, e analisa como o trabalho dos profissionais na atenção primária no Brasil contribui para o acesso universal aos serviços de saúde. De uma seleção inicial de 901 artigos, foram incluídos 52, publicados entre janeiro de 2005 e outubro de 2015. Os achados evidenciam elementos do trabalho que influenciam a capacidade do serviço em assegurar o acesso, relacionados a modos de produzir cuidado que ampliam o acesso às ações de saúde. São destacados os seguintes elementos: normativas prescritoras do trabalho; espaços que favorecem o encontro (acolhimento, visitas domiciliares, apoio matricial e atividades coletivas); formação/experiência do trabalhador; relação com o usuário e com o território; vínculo e responsabilização; respeito à autonomia e aos diferentes saberes e culturas; conhecimento da realidade local; carga de trabalho; e valorização/satisfação profissional. Os modos de produzir cuidado descritos contribuem para a ampliação do acesso, tanto pela existência de confiança, vínculo e capacidade de dar resposta às demandas apresentadas pelos usuários, como pela organização de serviços mais flexíveis e atentos às necessidades de saúde dos sujeitos individuais e coletivos.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Assistência à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )