SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Propriedades de compósitos híbridos de borracha nitrílica, fibras de sisal e carbonato de cálcioComportamento balístico de compósito de polietileno de altíssimo peso molecular: efeito da radiação gama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

OTAGURO, Harumi et al. Comportamento do polipropileno em presença de monômeros trifuncionais no estado fundido e sua influência na morfologia. Polímeros [online]. 2004, vol.14, n.2, pp.99-104. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14282004000200013.

O aumento de ramificações e da massa molecular em polímeros essencialmente lineares influencia as propriedades no estado fundido desses polímeros. Este comportamento foi observado pela análise dos dados de resistência do fundido, extensibilidade e do conteúdo de gel em amostras de Polipropileno linear (iPP) modificado. A modificação foi obtida utilizando agentes modificadores (monômeros multifuncionais) e radiação gama. Os agentes modificadores empregados foram o Tri-metilol-propano-tri-acrilato (TMPTA) e o Tri-alil-cianurato (TAC). O TMPTA demonstrou ser um agente mais eficiente para a promoção do iPP modificado (reticulado/ramificado), uma vez que o produto final apresentou um valor maior da resistência do fundido do que o material com TAC. No entanto, ambos modificam a morfologia original do iPP constatada pelo deslocamento do pico de fusão para temperaturas menores, pelo aumento da temperatura de cristalização (Tc) e pela presença de múltiplas endotermas.

Palavras-chave : Polipropileno isotático; monômeros multifuncionais; resistência do fundido; radiação gama; reticulações; ramificações; múltiplas endotermas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons