SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Qual é o grau de incerteza do Ideb e por que isso importa? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CHIAPPE, Andrés; SAMPER, Ana María Ternent de; WILLS, Alejandro Emilio  e  RESTREPO, Ignacio. Repensando as escolas do século XXI: a busca por ecossistemas de aprendizagem ao longo da vida. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.521-544.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002702138.

A relevância da educação atual para as necessidades da sociedade do século XXI é questionada, já que a maioria das escolas, especialmente nos países em desenvolvimento, oferece aos alunos experiências de aprendizagem homogeneizadoras no estilo do século XIX. Este artigo apresenta os resultados de um estudo de método misto, focado na identificação das principais características da educação do século XXI, como um conceito que deve promover experiências de aprendizagem ao longo da vida. O método combinou uma revisão sistemática da literatura, aplicação da pesquisa, visitas a escolas inovadoras e entrevistas com especialistas internacionais em educação. Os resultados mostram a relevância de um currículo voltado para habilidades sociais e currículos orientados a objetivos, a ativação de caminhos de aprendizagem pessoais e a minimização da instrução em favor da pesquisa como uma abordagem de ensino. Vale ressaltar que, embora a maioria dos resultados seja amplamente discutidos na literatura, atualmente são apresentadas novas possibilidades de implementação e com maior potencial de inovação, devido à evolução tecnológica do nosso tempo.

Palavras-chave : Educação do século XXI; Caminhos de aprendizagem pessoais; Pesquisa educacional; Aprendizagem ao longo da vida; Ecossistemas de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )