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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

REMOLINA-CAVIEDES, Juan-Francisco. Avaliação educacional e determinações da produção escolar. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.135-155.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701629.

Este artigo trata sobre a avaliação escolar. O objetivo foi explicar criticamente as relações mediadoras entre a avaliação educacional e a produção do conhecimento escolar a partir da perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Com esse interesse, foi feita uma análise documental, obtendo como resultado quatro categorias explicativas: produção, subsunção, distribuição e troca de conhecimento, que constituem uma totalidade concreta com distinções e relações antagônicas entre si, limitadas pelo seu oposto. Conclui-se que a avaliação, como forma mediadora, não tem par antagônico e, em consequência de controle por oposição, emergindo da escola diariamente como entidade autônoma e soberana, oprimindo os sujeitos escolares.

Palavras-chave : Avaliação; Materialismo; Conhecimento.

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