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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine  e  JACOBI, Daniel Felipe. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.178-197.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701365.

O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de um trabalho de abordagem hermenêutica, com o objetivo de compreender e dialogar com as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD, em teses defendidas no período de 2012 a 2015. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional.

Palavras-chave : Teses; Educação; Tecnologias; EaD.

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