SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino MédioDeficiência visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FERRAO, Maria Eugénia; PRATA, Paula  e  ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Imputação múltipla em grandes dados identificáveis para pesquisa educacional: um exemplo do sistema brasileiro de avaliação educacional. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.599-621.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802346.

Quase todos os estudos quantitativos em aferição, avaliação e pesquisa educacional são baseados em conjuntos de dados incompletos, que têm sido um problema há anos sem solução única. O uso de grandes dados identificáveis apresenta novos desafios para lidar com valores ausentes. Na primeira parte deste artigo, apresentamos o estado-da-arte do tópico na literatura científica educacional brasileira e como os pesquisadores têm tratado os dados omissos. Em seguida, usamos o software de acesso livre para analisar dados do mundo real, a Prova Brasil 2017, para várias unidades da federação, e documentamos como pressuposto de dados omissos completamente aleatórios pode afetar os resultados estatísticos, as interpretações e implicações subsequentes para políticas e práticas. Concluímos com sugestões diretas para qualquer pesquisador de educação sobre a aplicação de rotinas R para realizar o teste de hipóteses de dados omissos completamente aleatórios e, se a hipótese nula for rejeitada, como implementar a imputação múltipla, que parece ser um dos métodos mais apropriados para manipular dados ausentes.

Palavras-chave : Prova Brasil; Dados omissos; R; Imputação múltipla.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )